segunda-feira, 15 de março de 2010

Más noticias

Não sei onde está o material de pesquisa sobre a comunidade oriental na liberdade T-T

se vocês ainda quiserem seguir essa vertente sem problemas pra mim, só que a gente vai ter que começar pelo zero, porque acho que minha mãe se livrou do material que ela tinha (nao sei por que ¬¬'')

Mas eu acho que se for pra começar do zero a pesquisa com os quilombolas parece mais legal... sei lá... é mais diferente, mais interessante =O

Falem ai o que vocês preferem! Por mim qualquer um dos dois vai ser legal!

6 comentários:

  1. Então pessoal acho que temos que decidir o mais rápido possível qual vertente nós irmeos focar em nossas pesquisas pra não nos perdemos muito durante o trabalho..voto nos quilombolas tb!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, achei os dois temas levantados muito interessantes.
    Uma dica que dou a vocês é trabalharem o tema que decidirem a partir de uma perspectiva diferente.
    Procurem aquela visão que ninguém percebe, o ponto de vista que nao foi pensado.
    Creio que se tornará mais interessante e mais grandioso o trabalho de vocês!

    ResponderExcluir
  3. Para ajudar, vou colocar aqui um conceito discutido na semana passada: cultura.

    Cultura não é apenas o modo de vida de um grupo, suas crenças, seus costumes, sua forma de organização. Cultura é a forma como os sujeitos e grupos atribuem significados aos acontecimentos reais e imaginários, aos objetos, a tudo o que os rodeia. (Clifford Geertz, vide textos dele no site indicado da prof. Keila) As culturas não são puras e isoladas, elas se misturam, se hibridizam, criam novas culturas em processos interculturais (Nestor Garcia Canclini, vide posts sobre ele no blog EDS). Um caminho para o grupo é pesquisar como sujeitos de um mesmo grupo ou de grupos diferentes atribuem significados ao que significa ser quilombola, por exemplo. Como o Alexandre disse, o que interessa é ressaltar perspectivas diferentes, pontos de vista que nem sempre são óbvios ou que todos aceitam. Eles fazem parte da estrutura e da dinâmica social e precisam ser reconhecidos para que se perceba a complexidade do real. E isso é importante para que vocês tenham outras visões menos simplificadas ou "quadradas" sobre as práticas acadêmicas e profissionais de vocês! Bom trabalho... bjs

    ResponderExcluir
  4. Entao pessoal vamos tentar decidir na próxima aula as culturas que vamos entrevistar, para já começarmos a planejar um questionário e tomar as medidas necessárias!

    Concordo com a questão dos quilombolas, mas acho também que seria interessante uma pesquisa, mesmo que superficial, da comunidade oriental da liberdade.

    Bianka

    ResponderExcluir
  5. Então pessoal precisamos decidir isso o mais rápido possível, se iremos pesquisar outras culturas ou manter o enfoque em apenas uma!

    Bopm, na minha opinião é meio dificil relacionar a cultura Quilombola com a Oriental encontrada na Liberdade..se formos fazer isso teremos que separar o grupo em duas equipes para no final podermos encontrar alguma forma de relacionar as duas culturas!

    Bom, minha opinião..o que vocês acham?

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Acredito que devemos escolher cultura oriental ou quilombola, para podermos nos aprofundare mais em um dos dois.

    Separar o grupo em equipes será inevitável - acho que devemos escolher alguns eixos para estudo dentro dessas culturas.

    Ana Torres

    ResponderExcluir