quarta-feira, 3 de março de 2010

Proposta de Tema: Crise de Paradigmas

Escrevo novamente para dar início à discussão do projeto.

Durante a semana surgiram idéias de diferentes temas, como: transporte público, deficiência no planejamento urbano, favelas e trânsito. O tema sugerido por Leandro Tosta foi bem aceito por todos os integrantes do grupo e demonstrou ter um variado "cardápio" para discussão. Segue a descrição elaborada por Leandro:

Tema: "Crise de Paradigmas, Globalização e Ética"

Uma crise de paradigmas sempre ocorre através de uma mudança
conceitual, ou uma nova visão de mundo, decorrentes de uma
insatisfação relacionada aos modelos anteriormente predominantes, sem
explicação.
Acredita-se que as mudanças mais radicais, geralmente, são de ordem
científica (político, econômico e tecnológico), devido ao esgotamento
das explicações oferecidas pelos modelos e teorias tradicionais, que
faz com que sejam buscadas novas alternativas que substituam as já
desgastadas, (Costa, 2009).
A tão preconizada Modernidade, na realidade, é uma nova época que deve
ser caracterizada como aquela que efetivou e instalou na sociedade
humana uma ruptura com a tradição que leva à busca, do sujeito
pensante, de um novo ponto de partida alternativo para a construção e
a justificação do conhecimento, sendo a subjetividade o termo
dominante da relação sujeito/objeto (Costa, 2009)
Os denominados “efeitos maléficos” trazidos por tais crises, de forma
direta, reportam-se ao próprio sentido ontológico, pois são
direcionados para todos os humanos que hoje existem e se desenvolvem
nesse mundo tumultuado, transformados em um mero produto derivado
dela.
Um dos atos e efeitos das crises de paradigmas é a “Globalização”.
Este é um processo de integração dos “meios domésticos” em um grande
maciço global. Entende-se “meios domésticos” o produto criado afim de
padronização por cunho econômico. A questão seria: o que tal processo
pode afetar na estrutura e dinâmica social?
E é nesse sentido de modificações das estruturas de relacionamento
entre cultura, sociedade e tecnologia que se deseja compor o trabalho
proposto.
Leandro sugeriu a leitura do material disponibilizado no seguinte endereço: http://pt.shvoong.com/humanities/h_philosophy/1878636-afinal-que-significa-uma-crise/

Achei bastante interessante o seguinte trecho de "
Afinal, o que significa uma crise de Paradigmas?":

"O que se tem como certo é que essa crise de paradigmas iniciou-se a partir das últimas décadas do século XX, quando o mundo e toda a humanidade foram atingidos por grandes e profundas transformações no campo científico, com o avanço das telecomunicações e das novas tecnologias. Tais avanços científicos, no entanto, foram assimilados por determinado tipo de ideologia, que se apossou desses novos instrumentos e passou a utilizá-los com o único intuito: de manipular as pessoas e suas vidas, induzindo-as ao consumo e materialismo, tornando-se a principal responsável pela grave crise ética e moral que vem imperando no mundo humano. Os efeitos maléficos trazidos por tal crise, de forma direta, reportam-se ao próprio sentido ontológico, pois são direcionados para todos os humanos que hoje existem e se desenvolvem nesse mundo tumultuado, transformados em um mero produto derivado dela."
COSTA, Luzia Aparecida, Afinal, o que significa uma crise de Paradigmas?

Outra sugestão (também feita por Leandro) é o material disponível em http://www.acton.org/por/globalizao_e_tica.php


Ana A. Torres

2 comentários:

  1. Vamos dar um viés maior em culturas em vez de ética? O que acham?
    Ass: Leandro

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  2. É parece cultura tem mais material que ética (é mais facil de encontrar), vamos começar a pesquisar e ver oque é realmente melhor.

    Att

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