segunda-feira, 8 de março de 2010

O que são paradigmas?

Muito bem... esse post é mais pra mostrar o que são paradigmas, já que eu, uma pessoa leiga, não sabia o que era até que a gente discutiu o tema do blog na semana passada.

Paradigma é um padrão a ser seguido, como por exemplo, a cultura. Por que tomamos banho todos os dias? Fomos acostumados a tomá-los. Nossos pais sempre nos mandavam tomar banho, mesmo em dias de inverno, tomamos pelo menos uma vez por dia, esse é um habito que herdamos dos indios brasileiros, já que os europeus não tem esse costume. Parece um exemplo bobo, mas é basicamente isso, algo como um modelo que é utilizado.

A crise de paradigmas então seria a quebra desse modelo. Por exemplo: O Brasil vira um iceberg gigante. Tomamos banho todos os dias, mas se estiver -20ºC todos os dias os banhos vão ficando mais dificeis... chega uma hora que você passa a tomar banho a cada semana... até que você vê e só tomo banho quando REALMENTE precisa, você passa isso para seus filhos, que passam para os filhos deles e, depois de um tempo, ninguem mais toma banho todo dia, e é como se não tomar banho todo o dia fosse o normal.

Um video legal disso é "Como nascem os paradigmas" que pode ser encontrado no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=RT9AyU1VZaU

espero não ter explicado bobagem, mas foi o que eu entendi de paradigmas e crise de paradigmas, qualquer coisa me corrigam =D

Um comentário:

  1. falando nisso, alguem sabe como faz aquela coisa super magica que a professora faz no blog dela? de colocar o video direto? eu quero tmbm, mas nao consegui! T-T

    se ninguem souber vou enxer o saco no blog dela =D

    ResponderExcluir