quarta-feira, 24 de março de 2010

O que anda acontecendo nos blogs da turma!

Galera, vou tentar dar uma resumida no que anda acontecendo nos outros blog's da turma pra que todos possam se manter atualizados!

Blog - Conflitos sociais: Enchentes

Os primeiros posts do blog foi relatando a situação da cidade de São Luis do Paraitinga, que sofreu muito com as recentes enchentes. O legal que a galera relatou também o trabalho de um grupo de mulheres que esta tendo pra reconstruir a cidade, o que acabou coincidindo as datas com a do Dia Internacional da Mulher =)

Depois a galera deu um enfoque em seus posts nas enchentes em São Paulo e no ABC paulista, relatando as consequências e também previsões...Bom, dando uma olhada em um dos posts...ainda bem que não choveu tão intensamente em março quanto previam...porque senão estaríamos realmente perdidos..o ABC paulista realmente não suportaria tanta água assim (e ainda o mês de março não terminou rs)...
E falaram também dos problemas sociais que são acarretados pelas constantes enchentes (perda de moradias, revolta da população etc).


Blog - Divulgação científica


Bom, pela observação do blog do pessoal pode-se observar que grande parte dos post tem como finalidade relatar como a divulgação científica é feita para a sociedade e como ela é incorporada na cultura da sociedade.
Achei bem legal o grupo relatar de programas de divulgação científica (e no caso também podemos considerar como 'educação científica') como por exemplo o "Mundo de Beakman" na tv Cultura.
Levantaram um questionamento bem legal também...se a população quer de fato saber sobre as coisas... Bom, eu achei bem interessante esse questionamento, ficarei de olho no desenvolver dessa questão no Blog! =)

Blog - Elitização do Ensino Público Brasileiro

O tema por si só é bem interessante, e logo no primeiro post o grupo já expôs um grande problema que afeta as escola públicas - o professor. Acho que todos nós sabemos (e quem estudou em escola pública viveu isso) que o professor é muito desvalorizado e muitas vezes essa desvalorização acaba acarretando no excesso de faltas por parte deles, ou seja se não tem quem ensina como os alunos vão aprender?
Um post relatou também que um aluno do ensino superior público custa muito mais ao governo do que um de ensino básico, e que para diminuir essas diferenças o governo esta tentando equilibrar essas despesas.
Uma questão bem interessante foi observada também, dentro da própria UFABC... A Denise Volponi observou os carros dos alunos do diurno com os alunos do noturno, e de fato os carros dos alunos do noturno são em maioria carros populares (ao contrário dos alunos do diurno).

Outro blog interessantíssimo pra ficar de olho =)

Blog - Impactos causados devido a construção da UFABC

O grupo tem focado seus posts no reconhecimento externo que a UFABC tem causado (como por exemplo ser a mais procurada no Sisu), e os impactos da mesma na região!
Citaram algo bem legal que é a realização do debate sobre as obras que irá acontecer hoje (que acho legal todos ficarem de olho, mesmo quem não possa participar!)

Blog - Mecanização x Trabalhadores

Os primeiros posts do grupo deram bastante enfoque no setor sucroalcooleiro, dando atenção a declarações e opiniões dadas pelo presidente da república (LULA) e a Ministra Dilma Russef.
Comentaram também sobre a competição que acabou se formando entre os trabalhadores e a mecanização, o que ocasiona uma maior especialização dos trabalhadores, muitos deles começam a procurar cursos para se especializareme garantirem uma vaga no setor.
Com a introduação da mecanização citaram um importnate dado que diz que entre 1971 e 2004 cerca de 670 mil postos de trabalho foram eliminados devido a mecanização.
Também relatam as condições de trabalho dos cortadores de cana, que como todos sabem é um dos trabalhos mais desgastantes...
Uma dica ao grupo...há um tempo atrás saiu um reportagem (acho que foi no Fantástico) que mostrava que os trabalhadores rurais (principalmente os cortadores de cana) utilizavam de drogas químicas para a realização do trabalho.


Blog - Muro: Conflito Social

O pessoal do grupo começou o blog citando os muros das favelas no Rio de Janeiro feito pelo governador Sérgio Cabral, e citaram um filme que fiquei curiosa em ver sobre uma situação parecida (o filme se chama "Bairro 13").
Citam outras formas de muros como a xenofobia, educação, trabalho, saúde, moradia, lazer etc..
Citam também sobre o Muro de Berlim, que mesmo ausente ele ainda deixa suas marcas na cidade.
E também comentam sobre a questão religiosa no Oriente Médio, questão muito interessante também.

Outro blog pra ficar de olho =)


Blog - Preconcentury

Outro blog bem interessante, falam bastante sobre o Bullying, racismo, preconceito no trabalho (como no caso dos garis), preconceito sofrido pelas pessoas portadoras de deficiências, e o preconceito contra homossexuais.

Achei legal que no último post tinha várias frases de impacto sobre o tema, dentre elas:

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um
preconceito." Albert Einstein

Blog- Rivalidade no Futebol

Esse é um dos blogs que mais considero mais interessantes, por querendo ou não fazer parte de alguma forma da vida de todo mundo, seja ele sendo um integrante de alguma torcida organizada, a apenas um torcedor que frequenta estádios ou até não gostando de futebol!
Acredito que a maioria das pessoas já se deparam com situações em que se sentiu coagida direta ou indiretamente por alguma torcida, como por exemplo nas estações de trem e metro...essa acaba sendo uma das situações mais comuns..ter que esconder a camisa do seu time para não ser vítima de até uma possível violência.
E isso é bem relatado no blog onde citam o papel das torcidas e até a violência que pode ocasionar de um simples jogo de futebol...um dado que achei bem interessante que postaram la é a faixa etária dos "torcedores brigões" que varia desde os 18 até os 52 anos de idade!

Blog nteressantíssimo pra ficar de olho, principalmente por estarmos em meio de campeonato estadual, um nacional (Copa do Brasil) e um de âmbito continental (Libertadores da América)..
Lembrando que tem clássico no fim de semana - São Paulo x Corinthians ...galera do grupo tem que ficar de olho!!

Blog - UFABCultura

Blog interessantíssimo que relaciona muito a educação com a cultura, principalmente dentro da universidade e o papel da universidade na confecção da cultura da sociedade!

O legal foi que o grupo mostrou também a cultura dentro da UFABC!

Blog - Software livre e pirataria

Blog bem completo e interessante que tem logo no primeiro post definições importantes para que o leitor se familiarize com o tema!
O blog mostra vantagens de se usar softwares livres e quais as vantagens que os mesmo já proporcionaram à empresas que optaram pelos mesmos.

Blog esta bem completo e interessante, parabéns ao grupo!

Blog - Trânsito

Blog com tema interessantíssimo e muito comum acredito que no cotidiano de todos, já que estudamos em uma região densamente populosa!
O grupo apresenta temas como a dependência autonomotiva, e previsões de melhorias para o trânsito paulista (como o rodoanel por exemplo).

Blog interessantíssimo que vale a pena ficar de olho!




Bom, espero não ter esquecido de nenhum blog!!
Todos os blog estão muito interessantes e vale a pena ficar de olho neles!
Espero ter resumido de uma forma legal !!

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário