quarta-feira, 31 de março de 2010

Influência da globalização no nosso cotidiano

Pessoal, diante do que comentei por mail, resolvi realizar uma pesquisa sobre o tópico, segue abaixo um resumo do que encontrei:

Introdução:
Sofrer a influência da nova ordem mundial e dos efeitos globalização não é um mérito somente das transnacionais, multinacionais ou mesmo dos detentores do capital mundial, a globalização está no cotidiano das populações do mundo inteiro.
Fazer compras pela internet é um fato novo, mas que passou a ser comum nos grandes centros, então com um computador conectado a internet e um cartão de crédito na mão, em apenas cinco dias uteis ou mesmo antes, sua mercadoria estará em sua casa. Em tempo de globalização fazer amigos ou mesmo encontrar um namorado só basta algumas horas na frente do computador ou ter um celular e você estará integrado a algum site de relacionamentos.
Quando nasceu a primeira criança de proveta ninguém imaginava que anos mais tarde a tecnologia possibilitaria a clonagem, o estudo das células tronco, os transgênicos ou geneticamente modificados e o estudo de vacinas. Muitas famílias tiveram suas vidas mudadas com estes estudos.
É interessante como essas tecnologias se modificam e aperfeiçoam rápido, mas as pessoas precisam se aperfeiçoar junto para não ficar para traz no mercado de trabalho, hoje é preciso ter noções de informática para se trabalhar em várias áreas e se percebe que a cada ano, as pessoas têm mais acesso à informática, a internet, por exemplo, através dos programas de inclusão digital. Celulares, computadores, televisão digital, máquina fotográfica digital, MP3, MP4, MP7 e vários outros chips têm feito parte da vida de todos, uma explicação para isso seria a baixa nos preços dessas mercadorias nas lojas, dessa forma a acessibilidade é aumentada.
Do ponto de vista dos direitos humanos, um aspecto positivo é a força de comunicação que age como um despertador da consciência cívica e política internacional. Muitos casos de violação dos direitos humanos, são hoje resolvidos graças à denúncia mediática. A comunicaçãosocial tem aqui um lugar de relevo, por ser o fator de maior pressão a nível governamental na tentativa de correção ou intervenção em situações de ameaça desses mesmos direitos. Do ponto de vista cultural, a troca de informação aumentou, e causa na aldeia global um impacto negativo, pois leva a massificação, a standardização e a uniformização cultural, ou seja, causa a perda da identidade social.

Referência: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-globalizacao-e-a-nova-ordem-mundial-e-as-formas-em-que-estes-aspectos-influenciam-nossas-vidas-1407539.html

Influências na especulação financeira e no mercado de ações:
A globalização constitui ao mesmo tempo uma tendência dominante neste fim de século, e uma dinâmica diferenciada. Um excelente exemplo nos é dado pela dimensão da especulação financeira. A circulação financeira internacional ultrapassa, em 1995, o trilhão de dólares por dia, para uma base de trocas efetivas de bens e serviços da ordem de 20 a 25 bilhões, o que significa trocas 40 vezes maiores do que as que seriam necessárias para cobrir atividades econômicas reais. Esta ampliação dramática da especulação financeira é literalmente carregada pelas novas tecnologias: a integração dos espaços mundiais de comunicação, via satélites e fibras óticas, e a capacidade de tratamento instantâneo de informação em gigantescas quantidades com a informática, levou a uma grande dianteira, na globalização, de um setor cuja matéria prima -- a informação -- é particularmente fluida, e que dispõe de amplos recursos para financiar os equipamentos mais modernos.

O papel das metrópoles:
As metrópoles constituiem um fenômeno recente, somos a primeira geração a conhecer cidades de 15 ou 20 milhões de habitantes, megalópoles com um conjunto de novos problemas e novas determinações.
Os grandes espaços metropolitanos constituiram-se em geral na continuidade do processo de urbanização que resultou da industrialização e das transformações do espaço rural. Hoje, no entanto, a indústria entrou no mesmo ciclo de redução de volume de emprego pelo qual passaram as agriculturas, e problemas tanto sociais como ambientais empurram as empresas para centros menores.

Referência: http://dowbor.org/5espaco.asp

Intensificação do tráfico internacional de drogas :
O fenômeno da globalização reflete em setores que vão além da economia mundial, passando, inclusive, por atividades ilícitas.Uma avaliação foi feita pelo diretor-geral da PF (Polícia Federal), Luiz Fernando Corrêa, ao falar nesta segunda-feira sobre o treinamento policial unificado entre países da América do Sul e África para reduzir o tráfico de drogas para o continente europeu.
"A movimentação de pessoas hoje está facilitada no mundo, as barreiras e fronteiras foram minimizadas. Além de ter relações institucionais, temos que ter uma operação operacional mais íntima. Assim como fomos buscar nos países mais experientes, queremos transferir conhecimento para países que estão um passo atrás em termos de capacidade de investigação e formação de efetivos."

Referência: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u375777.shtml

Bom, é isso, espero que tenha ajudado!

Um comentário:

  1. Realmente se formos analisar a globalização caimos da grande dualidade de tudo o "lado bom" e o "lado ruim". Como foi dito anteriormente a globalização nos leva a fazer coisas antes inimagináveis como uma criança de proveta e a partir desse fato a tecnologia desenvolveu-se de tal forma que hj já há estudos sobre celulas tronco. mas, de acordo com um livro que li a pouco tempo, a palavra des-envolver pode ser entendida como "tirar o envolvimento que cada cultura e cada povo mantêm com seu espaço, é suverter o modo como cada povo mantem sua propiras relações de homens entre si e desta com a natureza"(fonte: o desafio ambiental de carlos walter porto-gonçalves p.39).
    e é justamente esse lado que querremos mostrar como a globalização tem o seu "lado ruim" massificando as pessoas, tirando a sua individualidade. Entretanto, nao podemos esquecer a outra vertente que diz uq na verdade essa cultura se fortalece e isso (quero dizer nao exatamento isso) foi mostrado em aula, que o glabalização nao vai destruir as culturas e isso é defendido por uma pessoa, da qual nao me recordo, mas que estava nos slides da professora.
    bem, sei que nao escrevi muito bem e espero que vcs tenham entendido minha linha de raciocinio.

    att,

    camila

    ResponderExcluir