Amanha dia 19 de abril é o dia do índio, esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, pois neste ano foi realizado no México, o Primeiro Congresso indigenista interamericano. No entanto, nos primeiros dias do evento os líderes indígenas nao apareceram, pois estavam preocupados e temerosos, já que a séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados.
Mas após algumas reuniões e reflexões, eles resolveram participar, e entenderam a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como dia do índio. Durante esse Congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos índios na América.
O museu do índio no Rio de Janeiro já iniciou suas comemorações com atividades gratuitas e leva mais de 200 visitantes ao evento. A programação começou hoje (17/04) e vai até 25 de abril. A programação completa pode ser encontrada em : http://www.museudoindio.gov.br/.
no twitter: http://twitter.com/mudeudoindiorj
Pequeno histórico:
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que haveria aqui cerca de 6 milhões de índio.Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280 mil índios no Brasil. No total, quase 12 % do território nacional pertence a índios.
Hoje em dia, o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais, cerca de 3,5 % ao ano, superando a média nacional que é de 1,5 % ao ano. Em melhores condições de vida, alguns recuperaram sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com o anzol.
Muitos já voltaram para a mata fechada com uma grande quantidade de crianças índigenas. " O fenômeno é semelhante ao baby-boom do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudo em Populações da Universidade de Campinas. Mas o maior desafio é manter viva sua riqueza cultural
Para terminar a postagem, um provérbio indígena:
"Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas poderam perceber que não podem comer dinheiro."
Pessoal, visitem tbm o nosso blog sobre a elização do ensino público. Deem as opiniões e aproveitem pra votar na enquete! Valeu
ResponderExcluiro site é ww.eep-eds.blogspot.com
Que redução na população indígena!
ResponderExcluir"Todo dia era dia de índio
Mas agora ele só tem o dia 19 de abril"
Pois é! eles tiveram que se adaptar com as novas condiçoes de vida, alem da populaçao que diminuiu consideravelmente,principalmente pelas doenças que foram trazidas pelos navegadores e pela dizimação e catequização!
ResponderExcluir