domingo, 18 de abril de 2010

19 de abril - Dia do Índio!!!



Amanha dia 19 de abril é o dia do índio, esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, pois neste ano foi realizado no México, o Primeiro Congresso indigenista interamericano. No entanto, nos primeiros dias do evento os líderes indígenas nao apareceram, pois estavam preocupados e temerosos, já que a séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados.

Mas após algumas reuniões e reflexões, eles resolveram participar, e entenderam a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como dia do índio. Durante esse Congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos índios na América.

O museu do índio no Rio de Janeiro já iniciou suas comemorações com atividades gratuitas e leva mais de 200 visitantes ao evento. A programação começou hoje (17/04) e vai até 25 de abril. A programação completa pode ser encontrada em : http://www.museudoindio.gov.br/.
no twitter: http://twitter.com/mudeudoindiorj

Pequeno histórico:

Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que haveria aqui cerca de 6 milhões de índio.Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280 mil índios no Brasil. No total, quase 12 % do território nacional pertence a índios.

Hoje em dia, o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais, cerca de 3,5 % ao ano, superando a média nacional que é de 1,5 % ao ano. Em melhores condições de vida, alguns recuperaram sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com o anzol.

Muitos já voltaram para a mata fechada com uma grande quantidade de crianças índigenas. " O fenômeno é semelhante ao baby-boom do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudo em Populações da Universidade de Campinas. Mas o maior desafio é manter viva sua riqueza cultural

Para terminar a postagem, um provérbio indígena:

"Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas poderam perceber que não podem comer dinheiro."








3 comentários:

  1. Pessoal, visitem tbm o nosso blog sobre a elização do ensino público. Deem as opiniões e aproveitem pra votar na enquete! Valeu
    o site é ww.eep-eds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que redução na população indígena!
    "Todo dia era dia de índio
    Mas agora ele só tem o dia 19 de abril"

    ResponderExcluir
  3. Pois é! eles tiveram que se adaptar com as novas condiçoes de vida, alem da populaçao que diminuiu consideravelmente,principalmente pelas doenças que foram trazidas pelos navegadores e pela dizimação e catequização!

    ResponderExcluir