quarta-feira, 28 de abril de 2010

Conclusão Final!

Pode-se analisar que a existência da Globalização, ainda fenômeno mundial, e tendo em mente as definições de crises de paradigmas, não é responsável pela “crise de paradigmas” na aldeia Tenondê Porã.

A questão da modernização é presente na aldeia. Pode-se verificá-la por meio do uso de celulares, computadores e até mesmo práticas educacionais modernas.

As dinâmicas sociais estão presentes na aldeia, porem não se deve a “globalização” o fato principal das mesmas.

A própria dinâmica dos residentes da aldeia debastam o desenvolvimento original: construção de casas de alvenaria, escolas com professores contratados, uso de vestimentas etc. Porém a essência dos cultos, danças e língua são preservados, o que condiz com as definições de cultura.

3 comentários:

  1. A essencia permanece preservada? Eles nao usam roupas ocidentais do homem branco? A cultura deles já nao está influenciada pela cultura branca?

    Somente por cima posso ver que eles apresentam conceitos "adaptados", fato esse que se deve à convivencia com outra cultura, nao eh?

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    acredito que a cultura deles vem sendo preservada por meio de ações que eles fazem, como manter a língua, as crenças, etc. Entendo o seu ponto de vista, de que se eles usam roupas ocidentais, a cultura deles ja nao estaria sendo influenciada por isso. Você deve levar em consideração que são 500 anos de convivência com os "júruas" (brancos) e que sempre falaram que mostrar a nudez é um "pecado" e outra coisa eles moram no meio da grande são paulo, eles nao devem seguir as leis daqui? pois, aposto que se alguem aparecer nu na cidade é preso, mesmo ele virando para o guarda e dizendo "nao, seu guarda, é que eu sou índio e devo seguir minhas raizes mantendo-me livre dessas roupas"!!! Acredito que isso deve ser levado em consideração, o Leandro disse que uma vez foi a um congresso, eu acho, e eles levaram indios que nunca tiveram contato com os juruas e as pessoas que os levaram os fizeram usar roupa, aquele shorts de futebol e uma camiseta.
    enfim, espero ter respondido.

    ResponderExcluir
  3. mesmo porque a essencia de ser indigena não é andar pelado por ai. xD

    ResponderExcluir