domingo, 4 de abril de 2010

comunidades índigenas - um pouco sobre sua história e lutas

pessoal, eu fiz uma pesquisa para contar um pouco da história indígena, talvez (muito provável) esteja faltando coisas e não esteja muito bem escrito, mas está aí, ok? detalhe, não consegui entrar muito em detalhes com relação a cultura deles e a globalização, mas tem algumas coisas que eu ainda pretendo ler e qualquer coisa adiciono, ok? e outra coisa, há uns vídeos muito interessantes que a TV Escola fez, mas não consigo postar aqui pois eles tem em média 15 minutos cada um...


O Brasil foi “descoberto” pelos europeus há cinco séculos, digo desta maneira, pois o Brasil não era uma terra desabitada, estudos indicam que a ocupação das terras brasileira datam de 11 mil anos atrás (FUNAI). A vinda dos europeus quase dizimou as populações indígenas, fosse pela ação de armas, guerras ou por germes trazidos dos países europeus, isso fez com que uma população que estava na casa dos milhões passa-se aos 460 mil índios que hoje habitam o Brasil (FUNAI).
A colonização feita pelos europeus sobre os índios foi da seguinte maneira: primeiro foram cativados para o trabalho de exploração do pau Brasil em troca de objetos que exerciam fascínio sobre eles; depois veio a escravização e a tentativa de fazê-los trabalhar na lavoura da cana de açúcar; suas terras foram sendo tomadas e os que não se submeteram ao colonizador e não conseguiram fugir Brasil adentro, morreram após lutar pela sua terra e pela liberdade (TV Escola). Os índios que conseguiram sobreviver eram descaracterizados pela catequese feita pelos jesuítas e da própria convivência com o homem branco. Com isso muitos foram perdendo sua identidade cultural substituindo suas crenças e costumes pelos valores dos colonizadores (Portal São Francisco).
Atualmente, órgãos governamentais como a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a FUNAI (Fundação Nacional dos Índios) que, respectivamente, promovem e protegem a saúde dos povos indígenas e demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas.
Com a demarcação de terras as comunidades indígenas passam a ter seus direitos reconhecidos pelo governo brasileiro, entretanto a quantidade de terra “oferecida” pela FUNAI torna-se pequena quando é levado em conta as atividades indígenas, como a pesca, a caça e os movimentos entre tribos. Todavia, essa demarcação de terras por muitas vezes fica “apenas no papel”, pois as mesmas são invadidas por garimpeiros, posseiros, madereiros, etc., e a comunidade morta por esses invasores (TV Escola).
Com o aumento da população brasileira, as cidades estão cada vez mais próximas as terras indígenas, isso ocorre com as aldeias Tendondé Porã e Krukutu que ficam no extremo sul de São Paulo. Alguns estudos dizem que a população indígena que vive em ambiente urbano chega 350 mil.(MARKUS, 2008).
Nas cidades os índios encontram dificuldades e desafios, como a discriminação por seu modo de viver. Apesar dessa proximidade com a cidade eles mantêm ao máximo a cultura através da linguagem, de histórias, do artesanato, da dança e do cuidado com a saúde e a natureza (MARKUS, 2008).



Referências:
FUNAI. Disponível em: < http://www.funai.gov.br/>. Acessado em 02/04/2010.
TV Escola – Pluralidade Cultural – Índios no Brasil. Disponível em: < www.dominiopublico.gov.br/ >. Acessado em 02/04/2010.
MARKUS, Cledes. Povos indígenas em espaços urbanos. Editora Oikos, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário