sexta-feira, 2 de abril de 2010

Relação entre os tópicos abordados em aula e o nosso tema

Durante as aulas, vários temas foram abordados, entre eles podemos citar palavras-chaves como cultura, sociedade, diversidade, desigualdade, subjetividade e identidade cultural. Dessa forma, percebemos que eles se relacionam de forma direta ou indireta com os tópicos propostos pelo nosso blog-projeto, cujo tema central é a influência da globalização nas culturas.

Americanização
A americanização ou stadunização é o processo em que o consumo e em geral o estilo de vida dos países estão se assemelhando ao dos Estados Unidos. Por exemplo, os canais de televisão estadunidenses como a MTV e a CNN são transmitidos globalmente e recebidos por aparelhos domésticos. Em suas programações aparecem comerciais de produtos muito conhecidos como McDonald's, Coca-Cola, Levi's e outros. A indústria cinematográfica de Hollywood é muitas vezes considerada a mais influente do mundo, e através desta e outras formas, outras comunidades são expostas a elementos culturais, ideologias e modos de vida dos Estados Unidos. Por outro lado, o controle das corporações americanas sobre ramos da comunicação de massa não implica a obediência automática dos públicos. Dessa forma, muitos elementos da cultura própria do país é mais valorizado, como os estilos de música, dança e os canais de tv.

Multiculturalismo e diferença
Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine.A diversidade cultural e étnica muitas vezes é vista como uma ameaça para a identidade da nação. Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferença, como ocorre no Canadá entre habitantes de língua francesa e os de língua inglesa.
Enquanto alguns se opõem, considerando o multiculturalismo uma proposta ingênua e leviana ou um estímulo à fragmentação da vida social, outros o defendem, atribuindo a ele a idéia de estratégia política de integração social. Outros ainda, acreditam que há uma cultura que se julga superior às outras e isso impede que exista de fato uma política multicultural. Em geral, a posição socialmente aceita e pedagogicamente recomendada é de respeito e tolerância para com a diversidade e a diferença.

Stuart Hall
É um Sociólogo jamaicano, cuja área de interesse está muito relacionada com o nosso blog, publicou os livros “A identidade cultural na pós-modernidade” ; “consumo cultural como fator de construção e afirmação identitária”;” conflitos e alianças entre sujeitos e grupos sociais”;” múltiplas performances dos sujeitos e dos grupos”.
Segundo o autor, As três possíveis conseqüências da globalização sobre as identidades nacionais seriam o fato delas estarem se desintegrando, como resultado do crescimento da homogeneização cultural ; as identidades nacionais e outras identidades "locais" ou particulares estão sendo reforçadas pela resistência à globalização; as identidades nacionais estão em declínio, mas novas identidades _ híbridas _ estão tomando seu lugar.

Subjetividade:
Subjetividade é entendida como o espaço de encontro do indivíduo com o mundo social, resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.

Identidade cultural
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros. A discussão sobre a identidade cultural acaba influenciada por questões sobre: lugar, gênero, raça, história, nacionalidade, orientação sexual, crença religiosa e etnia.
É um processo dinâmico, de construção continuada, que se alimenta de várias fontes no tempo e no espaço. Como conseqüência do processo de globalização, as identidades culturais não apresentam hoje contornos nítidos e estão inseridas numa dinâmica cultural fluida e móvel.

Sociedade
Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.


Bom, é isso! O texto na íntegra foi mandado em anexo para o e-mail de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário