quinta-feira, 8 de abril de 2010

Perguntas e comentários feitos em aula.

Aqui segue os comentários feitos em sala que serão respondidos através dos comentários. Não tenho o nome dos grupos e das pessoas que fizeram estas perguntas/comentários (sou péssima de memória). Qualquer pergunta/comentário pode ser colocado como comentário e posteriormente será respondido.

- Se com os índios mais afastados da metrópole ocorre esse processo de modernização e globalização?

- Não são apenas os índios que foram devastados.

- O grupo está uma linha tênue entre globalização e modernização e devem ser cautelosos quando forem tirar conclusões.

- O significado de terra para os índios não é o mesmo para nós.

- Se ainda há o compartilhamento de bens entre os índios.

- Uma sugestão de filme seria a “Terra vermelha” e de livro seria “Globalização” do Milton Santos.

- “Foi comentado sobre a globalização, que deve-se saber viver com outras culturas. Mas, na nossa sociedade existe muita luta pelo poder e adquirir o domínio público sobre outras culturas, intervenção em outros estados, o maior exemplo disso é a monopólio dos EUA. Existe na globalização do mundo indígena essa luta pelo poder ou alguma monopolização?” (Fábio Dias – grupo enchentes)

Peço ao meu grupo que respondam todas as perguntas/comentários.

Att,

Camila

4 comentários:

  1. - Se com os índios mais afastados da metrópole ocorre esse processo de modernização e globalização?
    Acho que isso depende muito do grupo que está sendo pesquisado, algumas aldeias devem ser mais obstinadas a preservar sua cultura do que outras. Acho que, por estar mais próximo da "civilização moderna", a aldeia Tenonde Porã tem mais vontade de preservar a sua cultura. Mas isso é só uma suposição, já que inúmeros fatores como o contato que cada grupo tem com os arredores, os indivíduos que fazem parte desse grupo, etc.

    - Não são apenas os índios que foram devastados.
    Realmente, muitas culturas foram devastadas e ainda estão sofrendo com isso. Nós apenas escolhemos os indígenas para podermos saber o que influencia em uma cultura, como um exemplo. Mesmo porque em um quadrimestre seria inviável expandirmos a pesquisa para outros grupos culturais.

    - O grupo está uma linha tênue entre globalização e modernização e devem ser cautelosos quando forem tirar conclusões.
    Tomaremos esse cuidado, muito obrigada por nos alertar sobre esse ponto!

    - O significado de terra para os índios não é o mesmo para nós.
    Sim, esse é o principal ponto em que existem desavenças entre os povos indígenas e "nós". Um exemplo disso são os madeireiros que dizem coisas como "Pra que índio precisa de tanta terra?" enquanto os índios estão pedindo a expansão das mesmas. Temos que lembrar que as terras são usadas pra o cultivo de alimentos para a tribo, para a caça e pesca.

    - Se ainda há o compartilhamento de bens entre os índios.
    Tentaremos nos informar sobre isso durante a nossa visita a aldeia Tenonde Porã.

    - Uma sugestão de filme seria a “Terra vermelha” e de livro seria “Globalização” do Milton Santos.
    Obrigada pela sugestão ;D

    ResponderExcluir
  2. responderei na ordem apresentada.

    - para esta pergunta foi dado um exemplo por uma pessoa da sala (se eu nao me engano do grupo "impactos causados devido a construção da UFABC") ele disse q morava proximo a uma aldeia e as terras deles tinham diamantes e os proprios indios deixavam os garimpeiros entrarem em suas terras para explorarem, mas eles tb recebiam um "bonus" por isso. Entao, nao dá para afirmar que os indios das metroples sofrem mais ou menos que os indios que vivem em locais mais afastados. Para mim, os indios q estao proximos as metroples conseguem fazer com que suas vozes sejam ouvidas, enquanto que os outros suas vozes são abafadas por garimpeiros, madereiros e, por que nao, politicos.

    - nao posso dizer com certeza, mas acredito que muitas culturas estao sendo devastadas pela globalização. Mas, escolhemos um grupo especifico para mostrar se ocorre ou nao o fim de uma cultura, pois o tema que escolhemos é muito extenso e para abordar outros grupos seria necessario muito mais tempo.

    - concordo que a linha entre modernização e globalização é muito tenue e facilmente podemos cair onde nao queriamos. obrigado por nos alertar. mas, tb levo em conta que com a modernização (luz, agua, telefone, etc) é um passo para a globalização, pois com a eletricidade é possivel comprar um TV, a qual passa valores totalmente distintos daqueles que voce tinha conhecimento, mas é logico, cabe a pessoa decidir.

    - a terra para os indios serve para morar, caçar, pescar, plantar, enfim sobreviver. já para nós (nao indios) serve apenas para morar. Há uns filmes feitos pela TV Escola (do governo) feito no ano 2000, qnd completou 500 anos da vinda dos europeus para Brasil, esses videos mostram como os indios sobrevivem desde 1500 ate hj. um video que mt interessante para este comentario é o q mostra a ação dos madereiros e um deles diz que nao sabe por que os indios precisam de tanta terra.

    - em relação ao compartilhamento de bens verificaremos se isso ocorre ainda hj.

    - obrigada pela sugestão de filme e livro.

    ResponderExcluir
  3. Responderei na ordem apresentada:

    - Acredito que cada caso é um caso e tem que ser tratado como tal, não podemos generalizar a ponto de dizer que aldeias afastadas de grandes centros sofre menas influência da globalização, como exemplo temos o caso já exposto acima!

    - Realmente de uma maneira ou não todas as culturas são de alguma forma afetada pelo processo de globalização. O tema escolhido pelo grupo é apenas uma maneira de mostrar uma parte de uma quantidade tão extensas de culturas!

    - Realmente, temos que tomar muito cuidado a qualquer tipo de conclusão que possa ser formada;

    - Realmente o significado de terra para o índio é completamente diferente da nossa visão. Para o índio a terra pode ser muitas vezes considerada um local sagrado!

    - Ainda teremos que verificar essa informação!

    - Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Outros componentes do grupo já responderam adequadamente, mas gostaria de acrescentar algumas coisas.

    - Com os índios mais afastados da metrópole ocorre esse processo de modernização e globalização?

    A globalização pode possuir distintos significados, como percebemos com as pesquisas dos colegas de grupo. Se escolhermos alguns dos possíveis significados, por exemplo globalização como hegemonia dos valores liberais ou como fenômeno sócio-econômico, podemos pensar que ocorrem intervenções mais intensas nas tribos que permitem maior contato com culturas "externas".
    O fenômeno não será mais visível necessariamente naquelas tribos em que há mais proximidade física com a metrópole, mas sim nas permitirem influêcias. A proximidade pode ser um facilitador, mas não é regra.

    - Não são apenas os índios que foram devastados.

    Certamente muitas culturas foram amplamente influenciadas por outras.

    - O grupo está uma linha tênue entre globalização e modernização e devem ser cautelosos quando forem tirar conclusões.

    A modernização pode ser interpretada, muitas vezes, como consequência da globalização, ou podemos pensar que "andam" juntas. Podemos pensar em situações simples, como o fato da chegada da energia elétrica a tribos que possibilita que as famílias disponham de televisores cuja programação leva valores de uma cultura diferente, que pode mostrar informações que podem provocar modificações no pensar.

    - O significado de terra para os índios não é o mesmo para nós.

    Gostaria de acrescentrar um exemplo. Em uma entrevista feita com um índio (postada no blog), ele diz que lutam pela ampliação das terras. O que eles desejam é autonomia, um espaço suficiente para plantarem o que comem e necessário para sua sobrevivência, apenas, vendo a terra e a natureza como provedoras.

    ResponderExcluir