terça-feira, 27 de abril de 2010

Algumas considerações e conclusões

Algumas Considerações Finais

Por Ana Torres

As origens culturais da tribo são conservadas por meio da linguagem, danças, rituais religiosos, dos acontecimentos históricos falados e da educação baseada na tradição Tupi. O uso de celulares por alguns líderes da aldeia, vestimenta, rádio, televisão e internet mostram a modernização pelo qual a aldeia passou, intensificada com a criação da FUNASA e FUNAI, o que não impediu a “preservação da cultura”.

Por um lado, há uma percepção de que a tradição indígena e suas origens culturais não são alteradas em decorrência da “globalização de mercado”. A modernização pode influenciar o comportamento primitivo, mas não alterar as fundamentações Guaranis. Um outro ponto de vista aposta no fenômeno da globalização como grande influente, que implicaria na atuação de um processo de homogeneização cultural global, com uma nivelação de diferenças leve e disfarçada.

A questão modernização é presente na aldeia – há, por exemplo o uso de celulares, computadores e até mesmo práticas educacionais modernas. Há, entretanto, uma tentativa de conciliação da tecnologia inovadora com a mais tradicional cultura preservada até os dias de hoje.


Conclusão

Por Bianka Nani

Portanto, uma conseqüência direta da crise de paradigmas é a “globalização”. Esta, como visto, originou-se principalmente da necessidade das empresas ocuparem espaços estratégicos nos “grandes mercados”, se beneficiando das vantagens locacionais para produção e distribuição dos produtos.

A globalização está presente no cotidiano das populações do mundo inteiro, e essa tendência foi o que pretendíamos analisar na aldeia Tenondê Porã.

Dessa forma, percebe-se que do ponto de vista dos direitos humanos, um aspecto positivo seria a comunicação, já que atualmente muitos casos de violação dos direitos humanos são resolvidos através de denúncias mediáticas. Podemos citar o fato dos índios da aldeia possuírem a pretensão de aumentar o espaço para o cultivo e a sobrevivência.

No entanto, do ponto de vista cultural, a troca de informação aumentou e causa na aldeia um impacto negativo, pois acarreta na massificação, standardização e a uniformização cultural, ou seja, provoca a perda da identidade cultural.

Apesar disso, observamos o esforço que os moradores da aldeia possuem para manter alguns traços da cultura original e passá-la para as gerações posteriores, apesar da globalização que pode ser vista pelo uso da internet e de e-mails para a comunicação com visitantes, e ainda eles receberem turistas estrangeiros para conhecer a região. Além da modernização, que é uma forma de adaptação com as novas condições e estrutura de vida em um meio urbanizado.

Outro fato que podemos aplicar ao nosso cotidiano, seria as inovações tecnológicas, sociais, políticas e econômicas que estão crescendo num ritmo cada vez mais acelerado e nós precisamos acompanhar esse crescimento para não tornarmo-nos obsoletos, e isso é inclusive um grande problema na proposta de grade curricular nas universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário